segunda-feira, 19 de setembro de 2016

SNT – Dica 1 – Equipamento de Proteção

Estamos iniciando a Semana Nacional do Trânsito, e com ela aproveitaremos para divulgar um pouco mais sobre a importância de pilotar com segurança, tanto nas ruas quanto na pista. Sempre enfatizamos muito a questão da pilotagem segura e o uso de equipamento de proteção, mas vamos aproveitar essa semana para falar ainda mais sobre o assunto. Vou focar um pouco mais na parte de pilotagem de moto, pois é a minha paixão, mas devemos ficar atentos também quando dirigimos nosso carro.

A minha PRIMEIRA DICA é: quando pensarmos em adquirir uma motocicleta, devemos de imediato colocar no orçamento o valor do equipamento de proteção, pois ele é item fundamental, afinal se você vai investir X na moto, devemos aproveita e colocar mais Y e incluir o equipamento, pois ele é parte fundamental do conjunto “você x moto”.
Independente da cilindrada da moto devemos SEMPRE utilizar equipamento de proteção, nem que seja o mínimo. Segue algumas dicas, tanto para uso urbano, quanto para competições:

USO URBANO


Capacete – o uso de capacete fechado é obrigatório apenas nas rodovias, mas se possível dê preferência à eles em via urbana também, pois o aberto fica bonito e confortável, mas nos deixa desprotegidos em caso de uma queda;
Casaco – cordura ou couro, eles garantem maior proteção;
Sapato fechado - preferencialmente sem cadarço;
Luvas – de preferência às fechadas.

USO EM PISTA


Motovelocidade

Capacete fechado - preferencialmente com dois tipos de viseira (clara e escura) e se possível o pinlock (película que evita embaçar a viseira), particularmente uso a balaclava, que não permite que o suor escorra pelo rosto causando sensação desagradável e também uso segundo pele para facilitar na hora de vestir o macacão.
Macacão de couro – para corridas é exigido de uma peça e com cupim, para track day pode-se usar o de duas peças;
Protetor de coluna, bota e luva – o protetor de coluna seria indispensável até para o uso urbano, mas só é obrigatório o uso em corridas e em track days, assim como botas e luvas;

Supermoto

Capacete – para a prática do Supermoto, podemos optar pelo capacete fechado ou o aberto com uso de óculos;
Macacão de couro – pode-se optar por uma ou duas peças e não é obrigatório ter o cupim, geralmente as equipe usam por cima do macacão uma camisa Off Road para identificação dos pilotos;
Protetor de coluna, bota e luva – é obrigatório o uso do protetor de coluna, a bota pode-se optar pelo estilo speed ou os modelos Off Road, as luvas a mesma coisa, pode-se usar couro ou a de tecido, o que não é recomendável, visto que temos 70% de trecho em asfalto e somente 30% na terra.

Motocros


Capacete – para a prática do MMX usa-se o capacete aberto e óculos;
Calça e Camisa – é utilizada duas peças e por baixo usa-se algumas proteções;
Protetor de coluna, bota, joelheiras, cotoveleiras e luva – é obrigatório o uso do protetor de coluna, ou colete que já tem as proteções de coluna, ombro e cotovelo. A bota que se usa é a Off Road, que tem as proteções muito mais reforçadas para evitar principalmente torções ou quebra de tornozelo e as luvas são de tecido.  


Sei que é difícil ter o hábito de usar essa “parafernalha” toda, mas é o nosso corpo e a nossa vida que esta em jogo, portanto, PROTEJA-SE, respeite a sinalização e principalmente os limites de velocidade! 

Essa é a primeira dica, e considero uma das mais importantes. Só ande Equipado!

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Abençoada semana a todos!  


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